sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Histórico da EEFM Senador Fernandes Távora


A EEFM Senador Távora localizada no Município de Ererê-Ceará, à 315 Km de Fortaleza, situada a Rua Capitão Francisco Rodrigues, 574. Fundada em 1951, no Governo de Fernandes Távora, atendendo ao pedido de dois filho de Ererê, o senhor Cleodato Porto de Queiroz e Francisco Nogueira de Queiroz (Prefeito de Pereiro na época, de quem Ererê era Distrito).

A Escola durante meio século de existência, vem prestando serviços a comunidade erereense, esta recebeu vários nomes: Escola Isolada, Escola Reunida Senador Távora, Grupo Escolar Senador Távora, Escola de Primeiro Grau Senador Távora, de acordo com o Diário Oficial do Estado Nº 11.495 de 30 de Outubro de 1975 pelo Decreto Nº 11.493 de 17 de Outubro de 1975. Atualmente recebe o nome de EEFM Senador Fernandes Távora de acordo com Decreto Nº 28.575 de 27 de Dezembro de 2006, sendo reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação pelo Parecer Nº 0584/2006, para ministrar o Ensino Médio, aprovado em 14 de Dezembro de 2006, com validade 31 de Dezembro de 2008, no entanto, o processo de Recredenciamento está tramitando no Conselho Estadual de Educação. Pertencendo a 11ª CREDE com Sede em Jaguaribe, está podendo contar sempre com acompanhamento, monitoramento e informações.

SPAECE


O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), vem implementando, desde 1992, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE.
O SPAECE, na vertente Avaliação de Desempenho Acadêmico, caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.
Realizada de forma censitária e universal, essa avaliação abrange as escolas estaduais e municipais, utilizando testes, com itens elaborados pelos professores da Rede Pública, tendo como orientação os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ministério da Educação (MEC) e os Referenciais Curriculares Básicos (RCB) da SEDUC. São aplicados, também, questionários contextuais, investigando dados socioeconômicos e hábitos de estudo dos alunos, perfil e prática dos professores e diretores.
O conjunto de informações coletadas por esta avaliação permite montar um quadro sobre os resultados da aprendizagem dos alunos, seus pontos fracos e fortes, e sobre as características dos professores e gestores das escolas estaduais. Em se tratando de uma avaliação de característica longitudinal, possibilita ainda acompanhar o progresso de aprendizagem de cada aluno ao longo do tempo.

Objetivos

Esse sistema tem por objetivo fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da Rede Pública de ensino.